A análise de água superficial investiga alterações nas características físicas, químicas e biológicas da água, recursos hídricos acumulados em superfícies como riachos, rios, pântanos e lagoas. Essas análises propiciam o estudo de fatores que demostram a qualidade da água, até mesmo após o descarte de efluentes nos corpos d’água.
O desenvolvimento econômico gera uma exploração dos recursos naturais cada vez mais intensa, o que pode levar ao seu esgotamento. Sendo assim, é necessário evitar problemas causados pelo descarte de resíduos no meio ambiente.
Um dos principais problemas dos países em desenvolvimento é a destinação final dos resíduos domésticos e industriais, que acarretam inúmeros transtornos como a contaminação das águas superficiais e demais recursos, tendo consequência direta na saúde do ser humano.
As intervenções antrópicas, resultante da ação humana, é o fator mais significante que causa impacto na qualidade da água, alterando a sua quantidade e modificando as suas características naturais.